quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dinamarqueses criam primeiro foguete amador para levar seres humanos ao espaço

Espaçonave deverá ser lançada de um submarino na semana que vem
Dois inventores dinamarqueses, Kristian Von Bengston e Peter Madsen, pretendem lançar o primeiro foguete construído por amadores a levar seres humanos ao espaço. Criado pela empresa Suborbitals, o foguete deverá ser lançado na semana que vem (30 de agosto) de um submarino, no mar Báltico.
Se a experiência der certo, Madsen espera estar dentro da cápsula para um único passageiro, chamada Tycho Brahe, para um voo pilotado, revelou o jornal Daily mail nesta segunda-feira (23).


Reprodução

O HEAT, visto de baixo; foguete tem nove metros
de altura e usa oxigênio líquido como combustível

A equipe vem construindo o foguete desde 2004 sem nenhum financiamento público. A Suborbitals é uma organização sem lucros, que vive só de patrocínio, de doações e de voluntários. A Dinamarca poderá se tornar a quarta nação do mundo a enviar uma pessoa ao espaço.
Apelidado de HEAT, sigla em inglês para Transportador Exo Atmosférico Híbrido, o foguete tem nove metros de altura e usa oxigênio líquido como combustível.
A espaçonave está montada sobre um submarino até o lançamento na semana que vem. O impulsionador do foguete irá queimar por 60 segundos, fornecendo 40k N de empuxo, força tolerável para que seres humanos possam viajar na posição vertical do módulo.
Antes que a espaçonave atinja a gravidade zero, o impulsionador será descartado. Depois, ele será desacelerado por meio de um paraquedas auxiliar, seguido por três paraquedas principais. Finalmente, a nave irá aterrissar na água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário