segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Após fim da moratória, israelenses reiniciam construções na Cisjordânia

Trégua de 10 meses imposta pelo governo terminou nesta segunda.
Em Adam, tratores aplanavam o terreno para a construção de 30 casas.


As construções de casas foram retomadas nesta segunda-feira (27) em várias colônias israelenses na Cisjordânia ocupada, mas em proporções modestas, poucas horas depois do fim da moratória de 10 meses imposta pelo governo israelense, informou a rádio pública de Israel.
Na colônia de Adam, tratores aplanavam o terreno para a construção de 30 residências.
Em Kiryat Arba, perto da cidade de Hebron, sul do território, e em outros oito assentamentos as obras devem ser retomadas ainda nesta segunda-feira.

Menino judeu observa as máquinas trabalhando em assentamento na Cisjordânia, nesta segunda-feira (27) 
Menino judeu observa as máquinas trabalhando em assentamento na Cisjordânia, nesta segunda-feira (27) (Foto: Ariel Schalit/AP)
 
O fim da moratória autoriza qualquer pessoa ou instituição que dispõe de uma permissão de construção em uma colônia a iniciar as obras. O governo deixou sem efeito uma série restrições relacionadas com as permissões de construção impostas aos municípios das colônias.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, não prolongou a suspensão da colonização, apesar das pressões internacionais e da ameaça da Autoridade Palestina de suspender as negociações diretas de paz. A questão dos assentamentos é considerada o principal ponto imediato de divergência nas negociações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário