quarta-feira, 29 de junho de 2011

Nasa confirma último voo de um ônibus espacial para 8 de julho

Frota será aposentada após 30 anos de serviços.
Americanos vão depender de russos para ir ao espaço.

 

A agência espacial americana (Nasa) confirmou nesta terça-feira (28) que a última decolagem de um ônibus espacial da história ocorrerá às 12h26 (horário de Brasília) de 8 de julho, salvo imprevistos de última hora.
O último voo será feito no Atlantis, comandado pelo veterano astronauta Chris Ferguson, e deve durar 11 dias. Nenhuma caminhada espacial será realizada no período.





















Será o 135º voo de um ônibus espacial e a 166ª missão tripulada ao espaço da Nasa.
Apenas quatro astronautas estarão a bordo: Ferguson, em seu terceiro voo espacial; o piloto Douglas Hurley, em seu segundo; e os especialistas de missão Sandra Magnus e Rex Walheim, ambos no terceiro. Será a menor tripulação a voar em um ônibus espacial em 28 anos.





















O grupo de Avaliação de Preparação de Voo da Nasa se reuniu nesta terça no Centro Espacial Kennedy, na Florida. A votação unânime liberou a nave para a missão.
O Atlantis foi o quarto ônibus espacial construído pela Nasa, depois do Discovery, do Challenger (que explodiu na decolagem em 1986) e do Columbia (destruído no retorno à Terra em 2003). A nave já havia sido aposentada em 2010, mas foi recolocada em serviço para uma última missão.





















Após a aposentadoria e até a construção de uma nova espaçonave do país, os americanos vão precisar pegar carona nas russas Soyuz para irem ao espaço.






























































Nenhum comentário:

Postar um comentário