quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O mistério do Vale da Morte da Sibéria

Níveis de radiação inexplicáveis alimentam histórias de alienígenas e demônios antigos.


No noroeste da Yakutia, na Sibéria, na bacia do rio Viliuy superior, há uma área de difícil alcance que tem as marcas de um cataclismo enorme que teve lugar cerca de 800 anos atrás, que derrubou a cobertura florestal todo e fragmentos de pedra espalhados ao longo de centenas de quilômetros quadrados.
Distribuídos em toda esta área são objetos de metal misterioso localizado no subsolo do permafrost. Na superfície, sua presença é revelada apenas por manchas de vegetação estranha. O antigo nome desta área é Uliuiu Cherkechekh, que se traduz como "Vale da Morte".
Por muitos anos as pessoas Yakut ter dado um ancoradouro muito grande para esta área remota que desempenhou e ainda desempenha um papel especial e poderoso no destino não só da civilização, mas do planeta como um todo.
Depois de ter uma quantidade grande de sistematizados os relatórios e materiais de vários tipos, decidimos informá-lo de algo que pode mudar a percepção do mundo à nossa volta e nosso lugar nele, se a humanidade pode tirar atenção do que é dito aqui.
A fim de fornecer a imagem mais completa possível, dividimos a nossa conta em três seções. O primeiro contém os fatos e relatos de testemunhas, na forma em que eles chegaram até nós. O segundo apresenta as lendas antigas dos povos que vivem nesta região e da poesia épica dos povos vizinhos que observaram fenômenos estranhos. Isto é importante para que você possa realizar sua própria investigação e apreciar por si mesmos todos os detalhes da narrativa.
Finalmente, discutiremos o que está por trás de tudo isso

 
Taiga siberiana esconde mistérios ainda não revelados pelos pesquisadores. (Fonte da imagem: Xlcgozo)

Relatos de testemunhas oculares

A área em questão pode ser descrita como uma massa sólida de pântanos, alternando com quase intransitáveis ​​taiga, cobrindo mais de 100.000 quilômetros quadrados. Alguns rumores bastante curiosos tornaram-se ligados à área sobre objetos metálicos de origem desconhecida localizados em toda a sua extensão.

, A fim de lançar luz sobre o que quer que era que, existindo apenas perceptível ao nosso lado, deu origem a esses rumores, tivemos que ir para a história antiga desta região a descobrir as suas crenças e lendas. Conseguimos recriar alguns elementos da palaeotoponymy locais e estes combinados de forma surpreendente o conteúdo das lendas antigas.
Tudo indicava que as lendas e boatos estavam se referindo a coisas bastante específicas.
Nos tempos antigos, o Vale da Morte foi parte de uma rota nômade usados ​​pelas pessoas Evenk, de Bodaibo para Annybar e para a costa do Mar Laptev.
Direito até 1936, um mercador chamado Savvinov negociadas na rota, quando ele desistiu do negócio, os habitantes gradualmente abandonado esses lugares. Finalmente, o comerciante idoso e sua neta Zina decidiu se mudar para Siuldiukar. Em algum lugar na terra entre duas rios que é conhecido como Kheldyu ("casa de ferro" na língua local), o velho levou-a a um pequeno arco ligeiramente achatada avermelhada, onde, além de uma passagem em espiral, isso passou a ser um número de câmaras de metal em que, então, passou a noite. Zina avô disse a ela que mesmo nas piores geadas estava quente como o verão nas câmaras.

Em tempos idos, havia homens valentes entre os caçadores locais, que iria dormir nestes quartos. Mas então eles começaram a cair gravemente doente, e aqueles que haviam passado várias noites em uma fila lá em breve morreu.
O Yakut disse que o lugar era "muito ruim, pantanoso, e as bestas não vão lá". A localização de todas essas construções era conhecida apenas para os idosos que tinham sido caçadores em sua juventude e muitas vezes visitado esses locais. Eles viveram uma vida nômade e seu conhecimento das peculiaridades da área, onde se podia ir, e onde se não podia, era uma questão de necessidade vital. Seus descendentes adotaram um modo de vida sedentário, então este conhecimento do passado que foi perdido.

Atualmente, as únicas coisas que apontam para a existência dessas construções são nomes de lugares antigos que sobreviveram em parte e todo tipo de rumores.
Mas cada um desses topónimos representa centenas, senão milhares, de quilômetros quadrados.
Em 1936, ao lado do rio Olguidakh ("lugar com um caldeirão"), um geólogo dirigido por nativos idosos chegou a um hemisfério de metal liso, de cor avermelhada, projetando-se do chão com um limite tão afiada que "cortar uma unha".
Suas paredes eram cerca de dois centímetros de espessura e ele ficou preso fora da terra cerca de um quinto de seu diâmetro. Ele ficou inclinado sobre de modo que foi possível montar com ele sobre uma rena. O geólogo enviou uma descrição da mesma para Yakutsk, o centro regional. Em 1979, uma expedição arqueológica de Yakutsk tentou encontrar o hemisfério que ele havia descoberto.
Os membros da equipe tinham com eles um guia que tinha visto a estrutura várias vezes em sua juventude, mas ele disse que a área foi muito alterada e assim eles não conseguiram encontrar nada. Deve ser dito que naquela localidade você pode passar a 10 passos de algo e não notá-lo, então descobertas anteriores foram pura sorte.

Back in 1853, R. Maak, um explorador observou da região, escreveu:
"Em suntar [a resolução Yakut] Foi-me dito que no curso superior do Viliuy há um fluxo chamado Algy timirbit (que se traduz como" o grande caldeirão afundou ") que flui para o Viliuy. Perto de seu banco na floresta há é um caldeirão gigantesco feito de cobre. Seu tamanho é desconhecido como somente a borda é visível acima do solo, mas várias árvores crescem dentro dela ... "
A mesma coisa foi gravada por ND Arkhipov, pesquisador em culturas antigas de Yakutia:
"Entre a população da bacia Viliuy existe uma lenda de tempos antigos sobre a existência, no curso superior deste rio de caldeirões de bronze ou olguis. Esta lenda merece atenção como as áreas que são a suposta localização dos caldeirões míticos contêm vários fluxos com o nome Olguidakh 'Caldeirão Stream "."
E aqui está um trecho de uma carta escrita em 1996 por outra pessoa que visitou o Vale da Morte. Mikhail Koretsky de Vladivostok escreveu:
"Eu estava lá três vezes. A primeira vez foi em 1933, quando eu tinha dez anos, eu viajava com meu pai quando ele foi lá para ganhar algum dinheiro, então, em 1937, sem meu pai. E a última vez foi em 1947, como parte de um grupo de jovens.

"O 'Valley of Death" se estende ao longo de um afluente do lado direito do rio Viliuy. Na verdade, é toda uma cadeia de vales ao longo das terras a sua inundação. Todas as três vezes que eu estava lá com um guia, um Yakut. Nós didn 't ir lá porque a vida era boa, mas porque há, na parte de trás do além, você pode pan para o ouro, sem a ameaça de que, no final da temporada você ser roubado ou receber uma bala na parte de trás de sua cabeça.

"Quanto aos objetos misteriosos, há provavelmente um monte deles lá, como em três temporadas, vi sete dos" caldeirões "Eles todos me pareceu totalmente desconcertante:. Para uma coisa, não era o seu tamanho entre seis e nove metros de diâmetro.

"Em segundo lugar, elas eram feitas de algum metal estranho. Todo mundo tem escrito que eles foram feitos de cobre, mas tenho certeza que não é de cobre. A única coisa é que mesmo um cinzel afiado frio não vai marcar o 'caldeirões' (nós tentou mais de uma vez). O metal não quebrar e não pode ser martelado. Em cobre, um martelo com certeza gostaria de ter deixado mossas visíveis. Mas esta "cobre" é coberto com uma camada de um material desconhecido parecido com esmeril. Ainda não é uma camada de oxidação e não escala, não pode ser quebrado ou riscado, também.

"Nós não viemos através eixos caindo no chão com as câmaras Mas eu fiz notar que a vegetação em torno do" caldeirões "é anômalo, totalmente diferente do que está crescendo em torno É mais opulenta:.. Grande de folhas de bardana; withes muito longo ;. erva estranha, uma e meia ou duas vezes a altura de um homem Em um dos 'caldeirões', todo o grupo de nós (seis pessoas) passaram a noite Nós não sentiu nada de ruim, e nós calmamente esquerda. sem qualquer tipo de ocorrências desagradáveis. Ninguém ficou gravemente doente depois. Só que três meses depois, um dos meus amigos perdeu todo o seu cabelo. E no lado esquerdo da minha cabeça (o lado que eu dormia no), três pequenos pontos doloridos do tamanho de match-cabeças apareceu. Eu tentei me livrar de todos eles a minha vida, mas eles ainda estão comigo hoje.

"Nenhum de nossos esforços para quebrar mesmo um pequeno pedaço do estranho" caldeirões "foi bem-sucedida A única coisa que conseguiu levar para longe era uma pedra Nem um comum, no entanto:.. Metade de uma esfera perfeita, seis centímetros de diâmetro. Foi na cor preta e deu à luz sem sinais visíveis de ter sido trabalhado, mas foi muito suave, como se polido. eu peguei do chão dentro de um daqueles caldeirões.

"Eu levei a minha lembrança de Yakutia comigo para a aldeia de Samarka, Chuguyevka distrito, Primorsky região (a soviética do Extremo Oriente), onde meus pais estavam vivos em 1933. Eu estava deitado sem nada para fazer, até minha avó decidiu construir uma casa. Precisávamos colocar vidros nas janelas e não havia cortador de vidro em toda a aldeia. Tentei marcar com a borda do que a metade de uma esfera de pedra, e ele saiu para cortar com facilidade incrível. Depois que , a minha descoberta foi muitas vezes usado como um diamante por todos os nossos parentes e amigos. Em 1937 eu dei a pedra para meu avô, mas que o outono, ele foi preso e levado para Magadan, onde viveu em sem julgamento até 1968 e depois morreu. Agora não se sabe onde minha pedra tem que ... "
Em sua carta, Koretsky salienta que em 1933 seu guia Yakut disse-lhe que:
"... Cinco ou dez anos antes, ele havia descoberto vários caldeirões esféricos (eles eram absolutamente redondo) que se projetava alta (maior do que um homem) fora da terra. Olharam novo. Mais tarde, o caçador tinha visto outra vez, agora rompida e dispersos. "
Koretsky também observou que, quando ele visitou um "caldeirão" uma segunda vez, nos anos seguintes poucos que tinha afundado sensivelmente no chão.

A. Gutenev e Yu. Mikhailovsky, dois pesquisadores que viveu na cidade de Mirny na Yakutia, informou que, em 1971, um velho caçador que pertencem ao povo Evenk tinha dito que na área entre dois rios conhecidos como Niugun Bootur ("campeão de fogo") e Atadarak ("lugar com um arpão de três lados "), há brotando do chão a mesma coisa que deu ao lugar o nome-a" muito grande "de três facetas de ferro arpão enquanto na área entre dois rios conhecidos como Kheliugur (" ferro povo "), há uma toca de ferro em que se encontram" thin, preto, de um olho só as pessoas com roupas de ferro ".
Ele disse que ele poderia levar as pessoas lá, que não estava longe, mas ninguém acreditou nele. Nesse meio tempo, ele morreu.

Mais um desses objetos foi, ao que tudo indica, coberto após a construção de uma barragem no Viliuy, ligeiramente abaixo do Erbiie. Segundo o relato de um dos construtores da hidroelétrica Viliuy projeto, quando eles construíram um canal de desvio e drenados do canal principal, descobriram nela uma convexa metal "spot". Prazos estavam pressionando e depois de uma inspecção rápida ao encontrar os gerentes de projeto deu ordens para o trabalho para continuar.
Há uma série de contos de pessoas que veio através de construções similares por acidente, mas sem indicações precisas, é extremamente difícil encontrar estes novamente no terreno tristemente monótono.

Uma vez que alguns homens de idade disse que flui no lugar chamado Tong Duurai é uma corrente chamada Ottoamokh ("buracos no chão") e que em torno dele existem aberturas incrivelmente profunda conhecida como "a abismos de rir". Isso mesmo nome também aparece em lendas que afirmam que esta é a morada de um gigante de fogo que destrói tudo à sua volta.
Aproximadamente a cada seis ou sete séculos, uma "bola de fogo" monstruoso explode de lá e ele quer voa em algum lugar na distância e (a julgar pelas crônicas e lendas de outros povos) explode lá, ou ele explode diretamente acima de sua saída, como ponto em resultado da qual, a área de centenas de quilômetros ao redor foi reduzido a um deserto queimado com pedras despedaçado.

Lendas Yakut contém muitas referências a explosões, vendavais de fogo e esferas em chamas subindo para o ar. E todos os fenômenos são de alguma forma ou de outra associados à construções metálicas misterioso encontrado no Vale da Morte. Alguns deles são grandes, redondos, "casas de ferro" de pé sobre numerosos suportes laterais. Eles não têm nem janelas nem portas, só "bueiro espaçosos" um no topo da cúpula.
Alguns deles ter afundado quase completamente no permafrost, com apenas um pouco perceptível protuberância arco-like restantes na superfície. Testemunhas que são estranhos uns aos outros descrevem esta "casa de metal sonoro" da mesma forma. Outros objetos espalhados pela área são as tampas metálicas hemisférica que cobrem algo desconhecido.
Yakut lendas dizem que as esferas misteriosas chamas são produzidos por "um orifício de fumaça arrotos e fogo" com uma "tampa de aço batendo".
Esta é também a fonte para os turbilhões de fogo que a partir das descrições de som muito semelhante aos efeitos da atual explosões atômicas.
Cerca de um século antes de cada explosão ou série de explosões, uma esfera fast-voadora surgiu a partir do "orifício de ferro" e, sem causar grandes danos, disparou para cima na forma de uma fina coluna de fogo. No topo desta, uma bola de fogo muito grande apareceu. Acompanhado por quatro trovões em sucessão, ele subiu a uma altura ainda maior e voou, deixando para trás um "rastro de fumaça e fogo" por muito tempo. Em seguida, um bombardeio de suas explosões soaram à distância ...

Na década de 1950, os militares soviéticos lançar um olhar sobre esta área, evidentemente devido à população escassa excepcionalmente em sua periferia norte, e realizou uma série de testes atômicos lá. Uma das explosões produziu um grande quebra-cabeça, e especialistas estrangeiros ainda estão especulando sobre isso.
Como a estação de rádio alemã Deutsche Welle informou que em setembro de 1991, quando um dispositivo de 10 kg-nuclear estava sendo testada em 1954, por razões desconhecidas o tamanho da explosão ultrapassou os cálculos por um fator de 2.000 a 3.000, chegando a 20-30 megatons , como foi registrado por laboratórios sísmica em todo o mundo.
A causa de tal discrepância significativa na força da explosão ainda não está claro. A agência de notícias TASS colocou um anúncio de que uma bomba de hidrogênio compacto tinha sido testado em condições de explosão aérea, mas depois soube que isso era incorreto.
Após os testes, foram estabelecidas zonas de restrição na área e trabalho secreto foi realizado há alguns anos.

Mitos e Lendas

Vamos tentar olhar para o passado distante como isso se reflete na poesia épica. Como as lendas passadas de boca em boca testemunhar, no período remoto, quando tudo começou, a área era habitada por um pequeno número de Tungus nômades.
Era uma vez, seus vizinhos distantes viu que a sua terra foi subitamente envolvido em escuridão impenetrável e os arredores foram abalados por um forte estrondo. Um furacão de força invisível surgiu ea terra foi dilacerada por golpes poderosos. Relâmpagos cruzaram o céu em todas as direções.
Quando tudo se acalmou ea escuridão dispersa, uma visão sem precedentes conheceu os nômades 'olhos. No meio da terra queimada, brilhando ao sol erguia-se uma estrutura de altura vertical que era visível a uma distância de viagem de muitos dias ".

Por um longo tempo, a estrutura deu o fora desagradável, ensurdecedor barulho e gradualmente diminuiu em altura até que desapareceu sob a terra completamente. No lugar da estrutura de altura havia um imenso bocejo, "orifício" vertical. Nas palavras estranhas das lendas, que consistiu de três níveis de "abismos de rir". Suas profundidades supostamente continha um país subterrâneo com seu próprio sol, que foi, contudo, "declínio".
Um fedor asfixia rosa a partir do orifício, e assim ninguém se estabeleceu perto dele. De longe, as pessoas poderiam ver, por vezes, uma "ilha de rotação" aparecem acima da abertura, e este, em seguida, provou ser a sua "tampa batendo". Aqueles que foram tentados por curiosidade para dar uma olhada nunca mais voltou.

Séculos se passaram. A vida continuou como antes. Nada de ninguém antecipou extraordinário, mas um dia um pequeno terremoto ocorreu eo céu estava perfurado por um "turbilhão de fogo" magro. No topo dela, uma bola de fogo apareceu deslumbrante.
Acompanhada por "uma sucessão de quatro trovões» e deixando para trás um rastro de fogo, essa esfera disparou ao longo de uma trajectória descendente e rasas, depois desaparecendo além do horizonte, explodiu. Os nômades foram perturbados, mas não abandonar as terras que estavam em casa para eles, já que o "demônio" não lhes tinha causado qualquer dano, mas tinha explodido sobre as terras da tribo hostil vizinhos.
Algumas décadas mais tarde, os eventos se repetiram: a bola de fogo voou na mesma direção e novamente destruído somente seus vizinhos. Evidentemente que esta "demônio" foi, de alguma forma seu protetor e eles começaram a criar lendas sobre ele, chamando-Niurgun Bootur, "campeão do fogo".

Mas algum tempo depois, ocorreram eventos que horrorizou os mesmo nas áreas mais distantes. Uma gigantesca bola de fogo surgiu a partir da abertura com um ensurdecedor barulho, trovão e explodiu direito sobrecarga!
Um terremoto enorme se seguiu. Alguns morros foram cortados transversalmente por uma rachadura de mais de 100 metros de profundidade.
Após a explosão, um "mar de fogo raging" continuou a swash sobre com um disco-like "girando ilha" acima dele. Os efeitos da explosão se estendeu por um raio de mais de mil quilômetros.
As tribos nômades que sobreviveu nas bordas da área fugiram em direções diferentes, procurando distanciar-se do ponto fatal, mas que os salvou da morte. Todos eles sucumbiram a algum tipo de doença estranha que foi repassado apenas por herança. No entanto, eles deixaram atrás de si contas precisa do que tinha ocorrido, com base em que contadores de histórias Yakut começou a compor bonito, lendas excepcionalmente trágica.

Um pouco mais de 600 anos se passaram. Muitas gerações de nômades tinha ido e vindo. Os preceitos dos antepassados ​​remotos tinham sido esquecidos e as pessoas novamente resolveu a área.

Então a história se repetiu ... A bola de fogo de Niurgun Bootur apareceu sobre um redemoinho de fogo e mais uma vez voou para explodir além do horizonte. Algumas décadas depois, uma bola de fogo segundo o aluguel do ar (agora ele foi chamado kiun Erbiie - "o arauto brilhando aéreo" ou "mensageiro").
Então veio outra explosão devastadora que as lendas novamente antropomorfizado.
Foi dado o nome uot Usumu Duurai Tong, que pode ser traduzido aproximadamente como "o estranho criminoso que perfurou a terra e escondeu nas profundezas, destruindo todo com um turbilhão de fogo".
É importante notar que, na véspera do vôo do herói negativo Tong Duurai, apareceu no céu o mensageiro dos celestes Dyesegei-kiun o campeão Erbiie que cruzou o firmamento como uma "estrela cadente" ou "relâmpago dashing" de forma a alertar Niurgun Bootur da batalha que vem.

O evento mais significativo nas lendas foi Tong Duurai irrompendo das profundezas subterrâneas e fazendo batalha com Niurgun Bootur. Isso aconteceu mais ou menos como se segue:
em primeiro lugar, uma serpente-como, ramificação turbilhão, de fogo irrompeu a partir do "orifício", no topo da qual não apareceu novamente uma bola de fogo de tamanho gigantesco que, depois de vários estrondos do trovão, tiro para o alto. Ele estava acompanhado no vôo por seu séquito "um bando de fatalmente turbilhões sangrentos" que devastou na vizinhança.
Mas havia ocasiões em que Tong Duurai encontrou Niurgun Bootur acima do lugar onde ele tirou, e seguindo estes, a área permaneceu sem vida por um longo tempo.
O quadro pintado destes eventos varia consideravelmente: vários "campeões de fogo" poderia surgir a partir da abertura de uma só vez, voar uma certa distância e explode em um só lugar. Isso aconteceu com o vôo de Tong Duurai. Um estudo das camadas do solo indica que o intervalo entre as explosões não exceda 600-700 anos.

As lendas vividamente refletem esses eventos, mas a ausência de uma tradição escrita significa que eles não tenham sido registradas em forma documental.
Parece, no entanto, que essa lacuna é compensada pelo crônicas históricas de outros povos.

As Crônicas de outros povos

Ao todo, em intervalos de aproximadamente 600-700 anos, várias explosões, ou melhor, todo um complexo de eventos, incluindo os precursores, teve lugar.
Todas essas ocorrências foram cuidadosamente registrados em poesia épica, as tradições e lendas. É um fato curioso que lendas semelhantes surgiram na zona equatorial do planeta, onde as explosões ou "bolas de fogo gigante", que apareceu de repente no céu destruídos vários centros de civilizações antigas.

A julgar pelos resultados das investigações arqueológicas realizadas na região superior por Viliuy SA Fedoseyeva, o intermitente, a liquidação wave-like deste território pode ser rastreada até aproximadamente ao quarto milênio aC. No primeiro milênio dC, a linha de desenvolvimento histórico é interrompida, e isso não contradiz a data possível para a última explosão histórica em setembro de 1380. A nuvem levantou apagado do Sol sobre a Europa durante várias horas. Em várias zonas geo-ativos, terremotos fortes ocorreram.

Este evento é registrado em fontes escritas. Nas crônicas russas, que coincidiu com a Batalha de Campo Kulikovo:
"... A tristeza dispersa apenas na segunda metade do dia. Um vento soprou de tal força, que uma flecha de um arco não podia voar contra ele ..."
Este fator fez uma contribuição positiva para a vitória russa.

No entanto, as explosões são descritos em lendas Tungus muito mais vividamente do que em outras fontes. A julgar pelos relatos, eles foram muitas vezes pior do que moderna armas nucleares.

Se tomarmos 1380 como a nossa data de início e voltar para o passado, podemos traçar tais momentos. Em 830, por exemplo, a cultura dos maias que habitaram a Península de Yucatán no México foi destruído. Muitas de suas cidades foram reduzidos a ruínas por uma explosão de força monstruosa.

Algumas passagens da Bíblia são semelhantes às lendas Yakut, por exemplo, a descrição das pragas do Egito e do desaparecimento de Sodoma e Gomorra. Em um dos oásis da Península Arábica, uma antiga cidade foi destruída e literalmente reduzido a cinzas. Segundo a lenda, isso aconteceu quando uma enorme bola de fogo que apareceu no céu explodiu.

Em Mohenjo-daro no subcontinente indiano, os arqueólogos descobriram uma cidade devastada.
As marcas da catástrofe de pedra-derretido paredes-claramente apontou para uma explosão comparável com uma bomba nuclear. Eventos similares também são descritos nas crônicas chinesas do século 14. Eles dizem que, muito ao norte, uma nuvem negra subiu acima do horizonte e cobriu metade do céu, espalhando fragmentos grandes de pedra. Pedras também caiu do céu na Escandinávia e na Alemanha, onde o fogo eclodiu em várias cidades. Estudiosos estabeleceram que eram pedras muito comum, e conjecturou que um vulcão irrompeu em algum lugar.

Talvez a causa desses males era realmente Tong Duurai que foi irrompendo a partir de debaixo da terra durante muitos séculos? Enquanto Niurgun Bootur apagado metade do céu em sua aparência, Tong Duurai consideravelmente ultrapassado ele em tamanho e, ascendendo aos céus, desapareceu completamente de vista.

Notamos que no Vale da Morte, um aumento na radiação de fundo é observada em determinados intervalos de tempo de um fenômeno que os especialistas não conseguem explicar.











3 comentários:

  1. Como eu gostaria de poder explorar esses mistérios....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse é um dos lugares mais misteriosos do mundo e com certeza ainda irei nesse lugar, pois tenho certeza que esses mistérios quando revelados serão de grande importância para o planeta. Existem mais lugares como esse, como por exemplo o triângulo das bermudas e a montanha negra da austrália.

      Excluir
  2. Esse é apenas um dos lugares mais misteriosos do mundo, tenho plena certeza de que ainda vou explorá-los e descobrir um de seus mistérios. Lugares como o triângulo das bermudas e a montanha negra da Austrália. Esses mistérios quando revelados serão de grande importância para o planeta.

    ResponderExcluir