quinta-feira, 1 de março de 2012

Pesquisadores encontram pulgas pré-históricas gigantes

Insetos mediam até 2 centímetros e viviam há mais de 125 milhões de anos.
Achado foi descrito na edição desta semana da revista 'Nature'.



Cientistas descobriram pulgas gigantes fossilizadas na China, as mais antigas já encontradas na Terra. O achado foi descrito na edição desta semana da revista "Nature".
Os fósseis encontrados na província de Liaoning e na região autônoma da Mongólia Interior indicam que esses invertebrados mediam de 0,8 até 2 centímetros. Parece pouco, mas esses insetos eram sim gigantes em comparação com seus parentes modernos. Em geral, as pulgas têm entre 0,1 e 0,3 centímetros.


Fêmea (à esquerda) e macho de pulgas gigantes fossilizadas na China. (Foto: D. Huang / Nature)Fêmea (à esquerda) e macho de pulgas gigantes fossilizadas na China. (Foto: D. Huang / Nature)

Os ancestrais das pulgas não tinham algumas características das espécies atuais, como pernas retráteis para saltar. O corpo era adaptado para viver entre pelos, mas os mamíferos da época eram muito pequenos. Por isso, os cientistas acreditam que as pulgas poderiam viver nos ninhos, mas não conseguiriam parasitar um animal específico.
Eles também trabalham com a possibilidade de que a pulga seria um parasita de dinossauros, porque a tromba era longa e forte o suficiente para perfurar a pele dos répteis.
Os animais estudados viveram entre 165 milhões e 125 milhões de anos atrás. Ao todo, dois gêneros cientificos foram identificados no material.




Nenhum comentário:

Postar um comentário