sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dente de 6,5 mil anos com cera de abelha pode ser 1º vestígio de dentista


Osso de mandíbula com coroa foi achado na Eslovênia, no Leste Europeu.
Material pode ter servido para diminuir a dor e sensibilidade de rachadura.




Um dente de 6,5 mil anos de idade encontrado na Eslovênia, no Leste Europeu, pode ser o vestígio mais antigo da existência de um dentista, aponta um novo estudo italiano publicado na revista científica "PLoS One". Isso porque a coroa continha um preenchimento de cera de abelha que pode ter sido aplicado para diminuir a dor e a sensibilidade da pessoa.
Os pesquisadores, liderados por Federico Bernardini e Tuniz Claudio, do Centro Internacional Abdus Salam de Física Teórica, analisaram um osso de mandíbula que incluía um dente humano.

Coroa de dente (Foto: Bernardini F, Tuniz C, Coppa A, Mancini L, Dreossi D, et al./Divulgação)
Dente é coberto por cera na parte amarela (Foto: Bernardini F, Tuniz C, Coppa A, Mancini L, Dreossi D, et al.)


Trabalhando em conjunto com o laboratório de física Sincrotrone Trieste e outras instituições, a equipe concluiu que a cera foi aplicada na época da morte do indivíduo, mas não é possível saber se foi antes ou depois. Se o material foi colocado antes, provavelmente se destinou a reduzir o desconforto provocado por uma rachadura vertical nas camadas de esmalte (externa) e dentina (mais interna).
Segundo Tuniz, o desgaste severo do dente ocorreu possivelmente por um uso em atividades não alimentares, como a tecelagem, normalmente feita por mulheres do período Neolítico – entre 10 mil a.C. e 3 mil anos a.C. Evidências odontológicas na pré-históra são escassas, por isso esse novo objeto pode ajudar a fornecer informações sobre os primeiros "consultórios" dentários. A descoberta, de acordo com Bernardini, pode ser a evidência mais antiga de odontologia e terapia paliativa dental em toda a Europa.

Um comentário:

  1. (2 Pedro 3:8) . . .No entanto, não vos escape este único fato, amados, que um só dia é para Yahu como mil anos, e mil anos, como um só dia.

    ATENÇÃO NÃO É SÓ MIL ANOS É MUITO MAIS QUE MIL ANOS CADA DIA, OU SEJA OS ANOS CÓSMICOS NÃO TEM NADA A HAVER CONOSCO, JÁ SABE QUE SE FOSSE PARA COLOCAR TUDO NA BÍBLAI TINHA QUE FAZER UM LIVRÃO, E MOISÉS PARA A ÉPOCA RECEBEU O QUE SE PODIA COMPREENDER, ELES NÃO SABIAM O QUE ERA MILHÕES, MILHÕES ERA DE TEMPO IDIFINIDO A REMPO IDIFINIDO.

    (Êxodo 3:15) . . .Este é o meu nome por tempo indefinido e esta é a recordação de mim por geração após geração.

    Qual é a extensão do espaço? Será que tem limites? Até uns 400 anos atrás, pensava-se que a nossa Terra fosse o centro do Universo. Daí, Galileu desenvolveu o telescópio, que proporcionou uma visão grandemente ampliada dos céus. Galileu podia assim ver muito mais estrelas, e conseguiu provar que a Terra e outros planetas giram em torno do Sol. A Via-Láctea já não parecia mais uma faixa leitosa. Mostrava ser uma galáxia de cerca de cem bilhões de estrelas. Nunca conseguiríamos contar tantas estrelas assim, nem durante a vida toda. Mais tarde, os astrônomos passaram a localizar bilhões de galáxias. Estas estão espalhadas infinitamente pelo espaço, até onde os mais possantes telescópios são capazes de focalizar. O espaço parece não ter limites. O mesmo se dá com a eternidade — ela não tem limites!
    ISTO É QUE Ó TERMO DE MILHÕES DE ANOS.

    (Daniel 2:19-23) . . .Foi então que se revelou a Daniel o segredo numa visão noturna. Por conseguinte, o próprio Daniel bendisse o Deus do céu. 20 Daniel respondeu e disse: “Seja bendito o nome de Deus de tempo indefinido a tempo indefinido, pois a sabedoria e o poder — pois a ele é que pertencem. 21 E ele muda os tempos e as épocas, removendo reis e estabelecendo reis, dando sabedoria aos sábios e conhecimento aos que têm discernimento. 22 Ele revela as coisas profundas e as coisas escondidas, sabendo o que há na escuridão; e com ele habita a luz. 23 A ti, ó Deus de meus antepassados, dou louvor e elogio, porque me deste sabedoria e poder. E agora me fizeste saber o que te solicitamos, porque nos fizeste saber o próprio assunto do rei.”
    É POR ISSO QUE OS HOMENS ESTÃO SEMPRE A FALHAR NAS DATAS DO FIM DO SISTEMA, PORQUE N~~AO SABEM FAZER ESTAS CONTAS, O NOSSO CALENDÁRIO É MODERNO EM COMPARAÇÃO AO CALENDÁRIO LUNAR, NUNCA VAI DAR CERTO.

    ResponderExcluir