quinta-feira, 19 de maio de 2011

Ônibus espacial Endeavour chega à Estação Espacial Internacional

Nave se acoplou ao posto orbital às 7h15 desta quarta-feira (18).
Veículo deve retornar à Terra no primeiro dia de junho.


O ônibus espacial Endeavour, penúltimo a ser aposentado pela agência espacial norte-americana (Nasa), chegou à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) nesta quarta-feira (18), às 7h15 (horário de Brasília). A nave participa da missão STS-134, que levou seis astronautas ao posto orbital.
A acoplagem aconteceu quase 48 horas depois da decolagem. Quando as escotilhas entre o veículo e o posto orbital foram abertas, os astronautas das duas equipes se encontraram, com os italianos Roberto Vittori (Endeavour) e Paolo Nescoli (ISS)  fazendo as recepções iniciais.

Endeavour ISS 5 (Foto: Nasa) 
Endeavour durante acoplagem à Estação Espacial Internacional nesta quarta-feira (18). (Foto: Nasa)
 
A missão STS-134 é importante pois transporta um detector de partículas chamado Espectrômetro Alfa Magnético-2 (AMS-2, na sigla em inglês), que será usado para identificar matéria incomum no Universo.
Depois de seis dias de interação entre as duas equipes, três astronautas da ISS deixarão o posto a bordo do veículo russo Soyuz TMA-20. Já a tripulação da Endeavour deve retornar à Terra somente no dia 1º de junho, pousando no Centro Espacial Kennedy. O destino final da nave será a exposição no Centro de Ciências da Califórnia, em Los Angeles.

Nasa define locais que vão receber ônibus espaciais aposentados

A agência espacial norte-americana (Nasa) anunciou nesta terça-feira (12) o destino dos três ônibus espaciais (Discovery, Atlantis e Endeavour) a serem aposentados em 2011, além do protótipo Enterprise.
Aposentado no mês de março, o Discovery vai ficar em exibição no Centro Steven F. Udvar-Hazy, ligado do Museu Aeroespacial do Instituto Smithsonian, no estado da Virgínia. O ônibus ocupará o lugar do protótipo Enterprise - que seguirá para o Museu da Água, Espaço e do Ar Intrepid, em Nova York.
Já o Endeavour deverá voar pela última vez no final de abril, durante a missão STS-134, que levará um equipamento detector de partículas conhecido como AMS (Espectrômetro Alfa Magnético-2, em tradução livre) à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Após a missão, seguirá para o Centro de Ciências da Califórnia, em Los Angeles.
O último veículo a ser aposentado será o Atlantis, que participará da última missão dos ônibus espaciais norte-americanos em junho. Seu destino depois do voo será o complexo para visitação do Centro Espacial Kennedy.

Enterprise 1 (Foto: Renee Bouchard / Nasa) 
Protótipo Enterprise, o primeiro ônibus espacial construído pela Nasa. (Foto: Renee Bouchard / Nasa)






















Nenhum comentário:

Postar um comentário