Atividade do Eyjafjallajokul paralisou voos em toda a Europa em abril de 2010
Após a erupção, o país gelado, uma ilha no extremo norte da Terra, registrou 50 pequenos terremotos, o maior de 3,7 graus na escala Richter, segundo o instituto meteorológico da Islândia. O vulcão teve uma atividade similar em 2004.
De acordo com a agência de notícias Associated Press, os cientistas não acreditam que a erupção levará ao caos aéreo causado pelas cinzas do Eyjafjallajokul em abril do ano passado.
A Islândia, com apenas 311 mil habitantes, é um dos países com uma das maiores concentrações de vulcões no mundo . Eles provocam frequentes inundações por causa do derretimento das geleiras ao seu redor, mas raramente há mortes.
Ainda segundo a Associated Press, o derretimento de geleiras ao redor do Grimsvotn provocou um falso alerta de erupção em novembro do ano passado. Mesmo assim, cientistas vêm monitorando a atividade do vulcão desde aquela época.
Erupção de vulcão fecha principal aeroporto da Islândia
Coluna de fumaça alcançou 15 km de altura.
Propagação das cinzas pode levar ao fechamento de mais aeroportos.
A erupção do vulcão Grimsvotn fechou neste domingo (22) o principal aeroporto da Islândia, informaram as autoridades da aviação civil do país.
Vulcão lança coluna de fumaça no céu da Islândia (Foto: AP)
Eumetsat divulgou registros feitos quatro dias após início da erupção.
Imagens divulgadas nesta quarta-feira (25) pelo Eumetsat (Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos) mostram a concentração de cinzas sobre a Islândia e a Europa. Acima, a grande nuvem de cinzas é destacada de marrom sobre o mapa da Islândia. (Foto: AFP/EUMETSAT)
Segundo um comunicado oficial, a “previsão de propagação das cinzas nas próximas seis horas” mostra que outros aeroportos do país também podem ser fechados ao longo do dia.
O vulcão entrou em erupção debaixo da maior geleira da Islândia neste sábado (21). O Grimsvotn, que esta sob uma enorme geleira chamada Vatnajokull no sudeste da Islândia, é o mais ativo do país e lançou uma coluna de fumaça branca de cerca de 15 km de altura, afirmou o geólogo Hjorleifur Sveinbjornsson, do gabinete de meteorologia, à Reuters. Ele afirmou que o Grimsvotn explodiu em 2004.Local da erupção na Islândia (Foto: Arte G1)
De acordo com o meteorologista Haraldur Eirkisson, o fenômeno foi detectado por volta das 19h no horário local (16h em Brasília). "Pode ser uma erupção grande, mas não deve ser como a do ano passado", disse o cientista no sábado, referindo-se à erupção ocorrida sob outra geleira em 2010 e que causou um caos aéreo na Europa ao espalhar cinzas na atmosfera.
Vulcão lança coluna de fumaça no céu da Islândia (Foto: AP)
Imagens de satélite mostram cinzas ainda sobre a Europa nesta quarta 25/05/11
Eumetsat divulgou registros feitos quatro dias após início da erupção.
Atividade do vulcão parou, mas 500 voos foram cancelados na Europa.
Nesta imagem, parte da Europa aparece encoberta pelas cinzas geradas pelo vulcão Grimsvotn, na Islândia. Os registros foram feitos nesta quarta (25) às 10h GMT, 7h no horário de Brasília. A atividade do vulcão já cessou, mas as cinzas expeidas durante dias causaram o cancelamento de diversos voos pela Europa, 700 apenas na Alemanha (Foto: AFP/EUMETSAT)
Nenhum comentário:
Postar um comentário