quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Réveillon em Copacabana recebe 2013 em grande estilo

Megafesta para 2,3 milhões saúda o ano dos grandes eventos

RIO - Com os megaeventos internacionais batendo às portas do Rio, cidade eleita pela Unesco Patrimônio Cultural da Humanidade, o réveillon de 2013 em Copacabana foi marcado por emoção e otimismo. O espetáculo “Mais motivos para sorrir” empolgou 2,3 milhões pessoas — entre elas cerca de 700 mil turistas —, que assistiram a uma queima de fogos de 16 minutos e 15 segundos, acompanhada por uma trilha sonora especial, assinada pelo músico João Brasil, e por um show de iluminação.
A trilha sonora fez um passeio musical, começando com canções clássicas, passando por forró e outros ritmos regionais brasileiros, conjuntos internacionais (como o Jackson Five) e fechando com “Cidade maravilhosa”. Apesar da distância das balsas — que estavam a 500 metros da areia —, o público se sentiu próximo aos fogos, por causa dos efeitos especiais. Cascatas, simulações de meteoros e pequenos balões que caíam do céu estiveram entre as principais atrações. Após o fim do show pirotécnico, a cantora Claudia Leitte subiu ao palco principal, montado em frente ao Copacabana Palace.


Depois de quatro passagens de ano com chuva, o Rio celebrou 2013 com tempo bom. Parque de Madureira (inaugurado este ano), Flamengo, Piscinão de Ramos, Penha, Sepetiba, Ilha do Governador, Paquetá e Pedra de Guaratiba também tiveram programação especial para comemorar a chegada de 2013. Um ano em que o Rio receberá a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, aquecendo as turbinas para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

A festa surpreendeu não só o público reunido na areia, na Avenida Atlântica, nos prédios e nas lajes das favelas da região. No mar, em 13 transatlânticos e cerca de 250 barcos, 45 mil pessoas também se emocionaram com as 2.330 bombas instaladas em 11 balsas, somando 24 toneladas de fogos que iluminaram os céus de Copacabana com as cores do arco-íris.
Efeitos luminosos em sincronia com fogos

O réveillon no bairro foi de estreias e recordes. O público, há anos estimado em dois milhões de pessoas, alcançou dessa vez a marca de 2,3 milhões, segundo a PM. Pela primeira vez, a virada do ano teve 32 canhões de luzes, posicionados em quatro das 11 balsas. Eles projetaram efeitos luminosos, do mar para terra, durante a queima. A impressão era que as luzes multicoloridas dançavam no céu, em perfeita sincronia com os fogos e a trilha sonora.
Além das apresentações de Diogo Nogueira, Ellen Oléria (vencedora do The Voice Brasil) e Claudia Leitte, o palco principal exibiu uma das maiores novidades da virada: o painel de mil metros quadrados, formado por pequenas placas com 110 mil minilâmpadas de LED, trazidas da Bélgica. O equipamento, usado pela primeira vez no Brasil, é o mesmo que fez sucesso nas cerimônias das Olimpíadas de Londres.

O prefeito Eduardo Paes, que nesta terça-feira será empossado para assumir o segundo mandato, assistiu ao espetáculo no palco principal. Ao lado de Paes, o secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, não escondia a satisfação com o sucesso do evento:
— Minha sensação é que há muito mais que dois milhões de pessoas. Todas se divertindo. Os fogos foram maravilhosos, a música foi maravilhosa, mas quem fez a festa foi o público. Este ano superamos números e nos superamos na alegria também. Cumprimos uma missão, e já estamos nos preparando para 2014.

Copacabana estava lotada desde cedo
Na tarde desta segunda-feira, com os termômetros na orla marcando perto dos 35 graus, céu sem nuvens e mar tranquilo e limpo, turistas e cariocas já lotavam a Praia de Copacabana. Já estava quase tudo pronto para a noite da virada, inclusive os quatro palcos dos shows. A Polícia Militar ocupava as torres de observação montadas ao longo da orla. Agentes do controle urbano da prefeitura fiscalizaram irregularidades para evitar problemas como estacionamento ilegal. O ponto mais cheio era próximo ao palco principal, em frente ao Hotel Copacabana Palace.

Nenhum comentário:

Postar um comentário