segunda-feira, 21 de março de 2011

Estados Unidos realizam terceiro transplante de face do país

Paciente de 25 anos teve rosto desfigurado em 2008.
Cirurgia contou com a participação de 30 profissionais.

Há três anos, o rosto do texano Dallas Wiens, de 25 anos, foi queimado em um acidente com alta voltagem que destruiu totalmente seu rosto. Os médicos conseguiram enxertar pele e músculos das costas e da coxa, mas ele não tem lábios, nariz, olhos ou sobrancelhas.
Dallas Wiens, de 25 anos, está esperando doador 
Dallas Wiens, de 25 anos, está esperando doador (Foto: LM Otero / AP)

Após mais de 20 cirurgias, realizadas durante seis meses, ele está pronto para ser o terceiro americano a submeter-se a um transplante de face, no Brigham and Women's Hospital, em Boston, Chicago. O hospital, um dos dois únicos centros capazes de realizar a cirurgia, aprovou Wiens como candidato ao procedimento neste mês.
A reforma da saúde aprovada pelo presidente Barack Obama neste ano tornou possível a operação, porque permite que a cobertura do seguro de saúde do pai de Wiens seja estendida a ele. Mas ainda será preciso esperar meses até que seja encontrado um doador.
Em novembro de 2008, Wiens estava pintando uma igreja quando tocou um fio de alta voltagem. Ele ficou em coma por três meses.


Wiens estava pintando uma igreja quando tocou um fio de alta voltagem 
Wiens estava pintando uma igreja quando tocou um fio de alta voltagem (Foto: LM Otero / AP)

Uma equipe médica do Hospital Brigham, nos Estados Unidos, realizou com sucesso o terceiro transplante de face do país. Dallas Wiens, trabalhador no setor de construção civil, passou por uma operação que durou 15 horas e foi considerada um sucesso pela equipe médica liderada pelo cirurgião plástico Bohdan Pomahac.Wiens passou por 20 cirurgias antes de ser admitido para uma reconstrução do rosto com tecidos extraídos de outra pessoa. A identidade do doador não foi revelada. O procedimento foi pago pelo Departamento de Defesa norte-americano. O Hospital Brigham & Women recebeu US$ 3,4 milhões para pesquisas sobre o transplante. Ao todo, 30 profissionais entre médicos, enfermeiros e auxiliares participaram da operação junto a Pomahac.
O cirurgião também foi um dos responsáveis pelo segundo transplante de face em solo norte-americano, feito no mesmo hospital. O paciente foi James Maki, que perdeu parte do rosto ao cair no trilho de uma estação de metrô em Boston.

Dallas Wiens, de 25 anos, antes da operação. (Foto: Parkland Health and Hospital System em Dallas / via AP Photo) 
Dallas Wiens, de 25 anos, antes da operação. (Foto:
Parkland Health and Hospital System / via AP Photo)

Pomahac afirma que o novo rosto de Dallas Wiens não será parecido com o do doador, tampouco lembrará sua feição antes do acidente. A cobertura do seguro de saúde do pai - possível após a reforma no sistema de saúde norte-americano - vai garantir medicamentos caros, necessários durante toda a vida do paciente para evitar que seu corpo rejeite os novos tecidos.
A primeira operação no mundo para substituir tecidos da face em humanos foi realizada em 2005 em uma paciente francesa chamada Isabelle Dinoire. Os médicos cirurgiões Bernard Devauchelle e Jean-Michel Dubernard realizaram a reconstrução da paciente no Centro Hospitalar Universitário de Amiens, na França. Ela havia sido mordida por um labrador.
Em março de 2010, o hospital espanhol Vall d'Hebron, em Barcelona, conduziu o primeiro transplante total de rosto. Oscar, que sofreu um acidente quando era criança, não conseguia respirar e precisou passar por uma cirurgia de 22 horas para receber novos músculos do rosto, pálpebras, nariz, lábios, maxilar superior, dentes, paladar, ossos dos pômulos e da mandíbula, além da pele externa.

O cirurgião plástico Bohdan Pomahac explica cirurgia em Dallas Wiens. (Foto: Elise Amendola / AP Photo) 
O cirurgião plástico Bohdan Pomahac explica cirurgia em Dallas Wiens. (Foto: Elise Amendola / AP Photo)


Aparece em público 1º americano que fez transplante completo de rosto

Dallas Wiens, de 25 anos, ficou desfigurado após tocar fio de alta tensão.
Operação envolveu mais de 30 profissionais e durou 15 horas em Boston.

O primeiro norte-americano a receber um transplante completo de rosto fez nesta segunda-feira (9) a sua primeira aparição pública após a cirurgia.
Dallas Wiens, de 25 anos, apareceu cercado de cirurgiões em um hospital de Boston, pouco antes de deixar o hospital.
Ele havia sido operado em março, em um procedimento que durou 15 horas e envolveu uma equipe de 30 profissionais de saúde.
Morador da cidade texana de Fort Worth, ele recebeu novos nariz, lábios, pele, músculos e nervos de um doador morto, não identificado.
A cirurgia foi paga pelo Pentágono, que espera usar os conhecimentos obtidos para ajudar soldados com ferimentos faciais graves.
Wiens teve o rosto desfigurado e queimado e ficou cego do olho esquerdo após tocar um fio de alta tensão quando pintava uma igreja, em novembro de 2008.

Esse é o novo rosto de Dallas Wiens...incrível!


Brian Snyder/Reuters







Nenhum comentário:

Postar um comentário